Nossa Creche - Histórico


HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR

A EMEB Vereador Gervásio Paz Folha foi construída no ano de 2008 e inaugurada pelo então prefeito Willian Dib em 16 de dezembro do mesmo ano. Em fevereiro de 2009, sob a gestão do prefeito Luiz Marinho, o prédio escolar ainda não apresentava condições adequadas para receber as crianças e deu-se prosseguimento a finalização da obra.
Desde fevereiro de 2009 havia profissionais designados para realizarem as atividades pedagógicas na unidade escolar, para que assim que as obras terminassem, iniciar-se-iam as atividades com as crianças.
Neste período que não houve a presença de crianças, ocorreu a formação continuada visando o aprofundamento do conhecimento teórico e a troca de experiência entre os profissionais da equipe, além disso, foram realizadas palestras e oficinas que contribuíram muito na construção do Projeto Político Pedagógico da época e na elaboração de materiais pedagógicos que seriam utilizados pelas crianças nas atividades diárias desenvolvidas pela equipe docente.
O início do atendimento às crianças ocorreu em 18 de maio de 2009, com a finalização da obra e com condições para promover um atendimento de boa qualidade para as crianças.

BIOGRAFIA DO PATRONO

A escola foi denominada EMEB Vereador Gervásio Paz Folha em homenagem póstuma a este vereador que exerceu quatro mandatos no Poder Legislativo do município.
Nascido 17 de fevereiro de 1946 em Monte Alegre, no estado do PI, residiu por mais de 30 anos em São Bernardo. Era advogado, formado em 1986 pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.
 Iniciou sua carreira política em 1988. Em 1993, foi eleito pela primeira vez como vereador. Nesta ocasião abandonou o ramo imobiliário no qual atuava para dedicar-se a carreira de homem público. Foi reeleito em 1996, 2000 e 2004.
Sua atuação política como vereador proporcionou a melhoria da região do Taboão e adjacências, local onde era conhecido por seu intenso trabalho. Entre suas ações destaca-se o recapeamento de todas as ruas dos bairros Taboão, Vila Flórida e bairro Suíço, a restauração da Praça da Bíblia e a reforma do Teatro Lauro Gomes.
Gervásio também era conhecido por sua paixão pelo time do “Santos Futebol Clube”. Representante da diretoria do clube no município era figura fácil no meio esportivo ligado ao futebol.
Faleceu no dia 14 de novembro de 2008, no Hospital Samaritano em São Paulo, vítima de uma parada cardiorrespiratória decorrente de uma crise hipertensiva. Deixou a mulher Dagmar e os filhos Damaris e Leandro.